domingo, 13 de novembro de 2011

Reflexões Iniciais

Alunos do 5º ano - Colégio Zeca Léda
Lago do Junco - MA
       Atualmente as mudanças na Educação não ocorrerem de forma tão rápida quanto na tecnologia. Isso gera um distanciamento entre o processo de desenvolvimento da sociedade e o ensino aprendizagem que se realiza na escola. Esse retardo precisa ser superado, para que as condições mínimas de aprendizagem possam ser efetivadas.
      Colocar a educação em prática nessa sociedade tecnológica implica criar condições para que o jovem saiba viver em uma sociedade sem fronteiras, pluricultural, economicamente integrada e, às vezes, interdependente. Com este conjunto de elementos, o aluno precisa encontrar oportunidades para o uso dos vários recursos tecnológicos que podem intermediar a aprendizagem e a construção de novos conhecimentos.
     Ter a pretensão de ensinar tudo a todos não encontra eco numa realidade globalizada, em rápida transformação, na qual a produção e veiculação de informação ganharam uma dinâmica há algumas décadas.
     Para o educador, compreender esses processos de mudança tornou-se urgente. Os saberes coletivos, mesmo que distantes, se relacionam por meios tecnológicos. Há um desafio diante de si, principalmente em um país que ainda registra desigualdades sociais crônicas. Como inserir em seu trabalho docente ferramentas tecnológicas se a estrutura para essa inserção ainda é tímida? Essa observação é feita pela UNESCO:


                                           “ O Brasil precisa melhorar a competência dos professores em utilizar as tecnologias de   comunicação e informação na educação. A forma como o sistema educacional incorpora as TICs afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país.”


        Portanto, a possibilidade dessa realização passa pela visão dos governos – federal, estaduais e municipais – perceberem que são necessários investimentos materiais, financeiros e humanos. Desses três a formação, continuada do professor será fator preponderante na emancipação do educando e sua relação critica e reflexiva com os meios tecnológicos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 1999.


http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/ict-in education/

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto bem elaborado. A educação ainda precisa muita mudança e ser levada mais a sério, os professores necessitam de formação continuada e melhores condições de trabalho, para enfrentar as dificuldades encontradas no cotidiano de sala de aula, incentivar e manter a atenção do aluno, não é uma tarefa fácil.

    Profª Cleire

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