sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Projeto: Meus passos, minhas lições!

Atividade 3.3: Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de
tecnologias ao currículo.

Cursista : Tonicilva Nena da Silva

Unidade de Ensino: Colégio Zeca Léda
Cidade: Lago do Junco/MA
Modalidade/Nível de Ensino: alunos da 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, História, Arte, Geografia
Tempo de duração: 12 a 22 de dezembro de 2011.


1. TEMA: Meus passos, minhas lições.

2. OBJETIVO GERAL: Identificar-se como membro de um grupo étnico-racial e social, reconhecendo sua importância para a sociedade e as relações com as pessoas e grupos do seu convívio construindo sua autobiografia com recursos tecnológicos acessíveis.

3. PLANEJAMENTO GERAL E ESTRATÉGIAS:
  •  O ponto inicial das ações ocorrerá com as anotações dos próprios estudantes, conhecimentos prévios sobre históricos de vida - anotações sobre aquilo que já possuem de informações sobre os mesmo.
  • Na segunda ação os alunos desenvolverão questionários utilizando a ferramenta de editor de texto BR OFFICE WRITER 3.0 - LINUX;
  • Na terceira fase, os alunos aplicarão entrevistas com familiares e/ou vizinhos para coleta de mais informações para a construção do projeto.
  • Na quarta fase os alunos buscarão arquivos visuais – fotos da família e vizinhos – que contenham imagens dos mesmos;
  • Com a orientação do professor, os alunos digitalizarão essas imagens aplicando softwares simples para que, se necessário, melhorar a qualidade das imagens.
  • Capturar imagens do “Google Maps” através do recurso Print Screen para ilustrações geográficas e de localizações.
  • Na ultima etapa os alunos digitarão os trabalhos usando o editor de texto BR OFFICE WRITTER 3.0 – Linux.

4. SISTEMATIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

        Coletadas as informações e catalogadas as imagens, os alunos serão direcionados ao laboratório de informática que, sob a orientação do professor, digitarão o trabalho proposto com um formato de autobiografia, organizando as informações e as imagens cronologicamente, construindo sua linha do tempo.
Este processo de dará de forma gradual sendo uma aula diária com duração de 50 minutos cada e, direcionado para uma formatação cientifica do trabalho.



5. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:





















6.RECURSOS ULTILIZADOS:
          Caderno de anotações;
          Questionário de entrevista
          Laboratório de informática da escola
          Impressora multifuncional
          Fotos de arquivo da família
          Software de edição de fotos (photoscape, photofiltre,etc)
          Software de captura de imagens (print script)
          Editor de texto BR OFFICE WRITTER


7. PRODUTO FINAL: Autobiografia
        Através deste trabalho os alunos desenvolverão capacidade de edição de textos em plataforma digital, capacidade de catalogar informações e organizá-las cronologicamente, perceber a interrelação entre texto e imagens na difusão de idéias e ao mesmo tempo construirão seus passos de vida num trabalho autobiográfico.




REFERENCIA


MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Ensino Fundamental: 1ª a 4ª série/1º ao 5º ano - São Luís, 2010.




ANEXOS

Alunos da 4ª série/5º ano
Laboratório de Informática do Colégio Zeca Léda
Lago do Junco/MA




0 comentários:

Postar um comentário