quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Proposta de Atividade com Hipertexto

Atividade 2.5 – Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

NAVEGAÇÃO E PESQUISA NA INTERNET

PROFESSORES ORIENTADORES: ROBSON SOUZA CRUZ, TONICILVA NENA DA SILVA e ELZA TOMÉ DA SILVA (APOIO PEDAGÓGICO)

ESCOLA: C. E. JOSÉ MALAQUIAS

CIDADE: LAGO DO JUNCO – MA

TEMA DA PESQUISA: A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA

PROPOSTA: COMO TORNAR O ENSINO DE MATEMÁTICA MAIS SIGNIFICATIVO?

EXECUÇÃO: ALUNOS 2° SÉRIE - ENSINO MÉDIO (AMOSTRAGEM DE 6 ALUNOS)

PROPOSTA: OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA

INTRODUÇÃO

O ensino da matemática vem sofrendo grandes modificações nos últimos anos em todo o mundo. A maioria dos estudos e pesquisas realizados na área da Educação Matemática parte do pressuposto de que esta disciplina é efetivamente central. Nesse sentido, um insucesso em Matemática significaria um fracasso não apenas na vida escolar, mas na própria condição de cidadão do indivíduo. A matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano do cidadão, mas também nas diversas áreas de pesquisas, tendo um conhecimento universal e dinâmico que pode ser percebido, explicado, reconhecendo que cada aluno possui a sua forma de aprender matemática, até então considerada como uma “coisa de outro mundo”.
Porém, as novas concepções do ensino da matemática buscam superar esta visão tradicional. Dessa forma, nós alunos da 2ª série do Ensino Médio, em uma pesquisa, dirigida pelo professor Robson, professor Toni e professora Elza (apoio), destacamos a Olimpíada de Matemática como forma de ensino significativo, onde trabalha tanto a interdisciplinaridade, como exigem o raciocínio lógico-dedutivo de cada um que participa (da OBMEP).

DESENVOLVIMENTO

O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu em melhorar o tanto processo de nossa aprendizagem, quando o processo de toda a escola, no que se refere à ensino de matemática.
Ao fazermos esta pesquisa partimos dos seguintes questionamentos: Quais contribuições que a Olimpíada de Matemática pode trazer para tornar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática, mais significativo (para nós)? Como a Olimpíada de Matemática pode favorecer na aquisição de um conhecimento prazeroso para alunos e professores?
Entretanto, vimos que a Olimpíada de Matemática direciona-se em mobilizar professores e alunos para um processo de ensino-aprendizagem significativo na disciplina matemática. A fim de elaborar e analisar, com os próprios professores, estratégias para superarmos as nossas dificuldades neste ensino, embasados em estudos teóricos. Assim, para resolver problemas, é preciso desenvolver determinadas estratégias, que na maioria das vezes, se aplicam a um grande número de situações. Além do mais, o mundo exige pessoas ativas e participativas, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. Portanto, valorizar o potencial de raciocínio criativo dos alunos, ajudando-os a fazer uso do mesmo em outras áreas do conhecimento, incentivando também os professores a levarem situações do nosso cotidiano para a sala de aula tornando o ensino menos livresco e menos conteudista.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
 A nossa proposta vem desmistificar a idéia de que a matemática é uma matéria difícil, mas que pode ser trabalhada de forma lúdica e prazerosa na construção do conhecimento, focando sua aplicação, ao trilhar por um caminho que o próprio aluno tenta construir, onde faz inferências, levanta hipóteses e tira suas conclusões de maneira independente, interagindo com outros colegas e professor. Como também desenvolver um espírito competitivo, sadio, a criatividade na resolução de problemas, evidenciando que a matemática não é uma ciência pronta e acabada, mas sim uma construção contínua do saber.



0 comentários:

Postar um comentário